VOU PARA ORLANDO! DEVO ME PREOCUPAR COM A PROPAGAÇÃO DO CORONAVÍRUS?

     As pessoas estão cada vez mais preocupadas com os impactos que o surto está tendo nos planos de viagem para a cidade mágica, Orlando. A partir disto, estão surgindo muitas dúvidas a respeito das operações dos parques e também sobre implicações de cancelamentos de viagens.

     Vamos tentar entender toda esta situação.

AFINAL, O QUE É O CORONAVÍRUS (COVID-19)?

 

     Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

 

     A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de emergência pública internacional, especialmente devido à explosão de casos no norte da Itália e aumento no número de países com casos confirmados.

      Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

COMO PREVENIR A CONTAMINAÇÃO DO VÍRUS?

     Primeiramente, saber dos cuidados principais e pratica-los. São eles: lavar bem as mãos com água e sabão com mais frequência; usar álcool gel; espirrar e tossir em um lenço de papel e descartar imediatamente ou levar o rosto à parte interna do cotovelo; evitar abraço, aperto de mão e beijo; evitar de levar a mão à boca, olhos e nariz e evitar ficar próximo de pessoas que estejam apresentando sintomas semelhantes aos da gripe.

*Aos primeiros sinais de sintomas, procurar ajuda médica!

 

     Com relação à máscara: não deve ser usada indiscriminadamente. Não há orientação oficial de usa-la sem sintomas e apenas para proteção. É indicada somente para quem está com tosse ou espirros. O melhor a se fazer é perguntar a um médico como e quando utilizá-la. O uso incorreto pode ser prejudicial.

 

 

 

 

     No caso de viajar de avião ou passar por lugares públicos, uma boa ideia é ter lencinhos desinfetantes para passar nas áreas de contato que outras pessoas podem ter tocado.

 

      Agora, sobre cuidados nos parques temáticos: é preciso ter cuidado redobrado nos encontros com os personagens. A quantidade de pessoas os beijando, abraçando,  e dando as mãos é enorme. Repensar uma interação mais calorosa é um ponto importante caso queira se precaver.

     Quanto à leitura de impressão digital na entrada dos parques, por serem pontos de contato de milhares de pessoas por dia, é interessante lavar as mãos com água e sabão logo após passa-los.

IMPORTANTÍSSIMO ANTES DE VIAJAR

     É sempre bom contratar um seguro viagem BEM completo, pois no caso de qualquer sintoma é preciso acioná-lo imediatamente e seguir todas as orientações.

É PRECISO ENTENDER QUAIS SÃO OS GRUPOS DE RISCO:

     Ainda está sendo estudado o comportamento do vírus, mas de acordo com as últimas informações oficiais divulgadas, os grupos com maior risco de complicações são pessoas de mais idade (60+) e/ou com condições pré-existentes (pressão alta; diabetes; doenças cardíacas). O período de incubação (janela de tempo entre contrair o vírus e mostrar sintomas) pode variar de 1 a 14 dias, sendo 5 dias o período médio comum.

IMPLICAÇÕES PARA QUEM VAI PARA ORLANDO

 

     Os Estados Unidos contam com casos confirmados, alguns na Califórnia e outros na Flórida, porém nenhum em Orlando. Por esse motivo, o grupo Disney, Universal e SeaWorld não alteraram em nada as operações dos parques temáticos nem na Califórnia, nem na Flórida. Tudo segue funcionando normalmente.

 

     A Disney World em Orlando e a Disneyland na Califórnia emitiram uma declaração oficial de que estão monitorando de perto a situação em conjunto com os departamentos de saúde responsáveis (vale mencionar que a Disney e a Universal não hesitaram em fechar os parques da Ásia quando necessário). Todos os parques e resorts da Disney em todo o mundo têm altos padrões de limpeza, onde os membros do elenco recebem treinamento regular sobre protocolos de saúde e segurança e os parques têm “ciclos definidos” de limpeza e desinfecção. Estão seguindo normas de procedimentos de limpeza recomendados pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), e aumentaram a quantidade de distribuição de álcool gel nos parques.

CRUZEIROS DISNEY

 

     Os cruzeiros da Disney também estão operando normalmente, mas com um novo procedimento de segurança de passageiros. Todos passarão por avaliações médicas antes de embarcar, e se tiverem febre alta ou algum outro sintoma poderão ser impedidos de iniciar o cruzeiro.

 

 

     Além disso, se algum visitante tiver visitado nos últimos 14 dias países de risco como China, Hong Kong, Coréia do Sul, Japão, Irã ou Norte da Itália, não poderá embarcar nos cruzeiros como medida preventiva.

     Quem tiver marcado cruzeiro com embarque até 31 de maio de 2020, pode mudar a reserva e receber o valor de volta em créditos para usar em outro cruzeiro. O crédito é válido por até 12 meses da data de embarque da reserva original, e não pode ser reembolsado em dinheiro.

     Alguns países por onde os cruzeiros param, como Jamaica e Bahamas, foram além e proibiram que passageiros que visitaram esses países nas últimas 3 semanas desçam do navio.

DEVO MANTER MINHA VIAGEM OU CANCELAR?

     Essa é uma decisão única e exclusivamente sua, que deve ser feita com base nas informações oficiais, recomendações de profissionais da saúde e entendimento dos riscos e da situação no local de destino.

     Confie apenas em informações de órgãos oficiais e mídia séria. Faça uma pesquisa extensa e entenda direitinho como está a situação no local.

     Por enquanto, os governos estão apenas desaconselhando viagens para a China, Coréia do Sul, Itália e Irã, e orientando reconsiderar viagens para Japão e Hong Kong. Os EUA estão restringindo a entrada no país de pessoas que estiverem nas áreas de foco, de forma a evitar que tragam o vírus para o país. O Brasil não está na lista de países restritos, e os passageiros brasileiros não tem nenhuma restrição para viajar a Orlando.

     Ficaremos na torcida para que as coisas se acalmem e que estas informações ajudem as pessoas a entender a situação atual e a prevenir problemas maiores!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *