MEIOS DE LOCOMOÇÃO EM SAN FRANCISCO – CALIFÓRNIA

Sabia que além do famoso ‘Cable Car’, há vários outros meios de locomoção na cidade de San Francisco, na Califórnia?

Continue lendo para saber mais sobre!

COMO CHEGAR/DESLOCAMENTO NA REGIÃO

São Francisco é uma cidade compacta, por isso o deslocamento é muito fácil. Além disso, ela é um ponto central de voos internacionais, conectando o leste ao oeste, com opções de linhas áreas de alta qualidade.

O Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO) oferece linhas para mais de 45 destinos internacionais por 39 companhias aéreas. O maior aeroporto da área da baía tem conexões ininterruptas com 83 cidades nos Estados Unidos por 13 companhias que disponibilizam voos domésticos. O SFO tem uma rede avançada de Wi-Fi gratuito, sem propagandas. Para ver as informações mais recentes de chegadas e saídas, além de mapas do aeroporto e detalhes sobre lojas, restaurantes, exposições, transporte terrestre e muito mais, acesse www.flysfo.com.

BART

A melhor maneira para se deslocar em São Francisco e na região da baía é pelo BART (Bay Area Rapid Transit), um sistema de transporte público que atende a cidade. Essa opção de transporte público é rápida, fácil e econômica, e conecta São Francisco aos aeroportos da cidade e Oakland. O preço do BART varia conforme a distância percorrida e você pode calcular o preço aqui na calculadora do BART ou nas máquinas de comprar ticket da própria estação. O pagamento pode ser feito em dinheiro (há troco para notas de 20) ou cartão. Você pode comprar as passagens de ida e volta com antecedência do aeroporto de SFO para qualquer cidade incluída na rota.

O BART está conectado com algumas das principais regiões hoteleiras de San Francisco como a Union Square (desça na estação Powell), Soma (desça na estação Powell ou Embarcadero), assim como os descolados Hayes Valley (desça no Civic Center) e Mission (desça na 16th ou 24th Street Mission). Quem fica hospedado na região do Fisherman’s Wharf terá que fazer baldeação e pegar a linha F (desça no Embarcadero) e comprar um bilhete de Muni. Para ir do Embarcadero ao Civic Center, por exemplo, o BART é mais barato que o Muni metro, a diferença é que o ticket do metrô pode ser usado por 120 minutos enquanto o BART vale por uma única viagem.

FERRY

A água é um recurso abundante em São Francisco, por isso o transporte por balsas é muito usado.

*Golden Gate Ferry conecta São Francisco a Sausalito e Larkspur.

*SF Bay Ferry opera de San Francisco para East Bay (Oakland, Richmond e Vallejo). Saídas do Ferry Building e do Pier 41

*Blue & Gold Fleet é outra opção muito boa e oferece passeios turísticos na Baía de São Francisco. Ela tem o famoso passeio de uma hora do Bay Cruise Adventure, o The Escape from the Rock Cruise que contorna a Ilha de Alcatraz e o popular Rocket Boat, um passeio em alta velocidade na orla de São Francisco. A empresa também oferece linhas de balsas regulares para Sausalito, Tiburon, Angel Island, Vallejo, Alameda/Oakland, Harbor Bay, sul de São Francisco e o Parque AT&T. A Blue & Gold conta com uma frota de 19 embarcações, e o acesso é feito pelo Píer 39.

*Alcatraz Cruises é a única empresa autorizada a ancorar em Alcatraz – um passeio que precisa ser comprado com antecedência (na alta temporada os ingressos se esgotam algumas semanas antes). As balsas para Alcatraz partem do Pier 33.

MUNI

O meio de transporte mais utilizado na cidade é o Muni (San Francisco Municipal Railway). Vale para ônibus (Muni Bus ou Trolleybus) e metrô (Muni Metro Light Rail ou streetcars). Os cable cars também fazem parte da rede Muni, porém com tarifas diferenciadas.

O Muni Metro, por enquanto, tem apenas 6 linhas em circulação e algumas expansões previstas. A maioria dos percursos é de superfície e as estações, bem sinalizadas. Porém, durante o percurso da Market Street o metrô é subterrâneo. Todas as linhas partem da estação de Embarcadero e seguem múltiplos destinos. O horário é mais pontual do que os ônibus e a viagem, mais rápida e confortável. A desvantagem é que a área de cobertura do Muni Metro ainda é limitada e muitas vezes é preciso completar o percurso em um ônibus.

A rede de Muni te leva a passear por toda a cidade, do Golden Gate Park a bairros divertidos como Castro e Mission. Do estádio de Baseball ao Pier 39. A Linha F conecta o Castro (o divertido bairro gay de SF) ao Fisherman’s Wharf passando pelo Pier 39.

O divertido da linha F é que são bondes aposentados comprados de vários lugares do Estados Unidos. Cada cidade tem uma cor diferente e cada um vem com uma plaquinha indicando de onde era e o ano de procedência.

Dica: Quem estiver com internet no celular poderá baixar aplicativos que auxiliam no transporte. Eles sugerem a melhor rota para o percurso, avisam onde parar, quanto tempo o percurso vai levar e em quanto tempo passará outro transporte. Apps como Google Maps e Muni+ podem ajudar bastante quando você estiver esperando.

CABLE CAR

É forma mais autêntica de turistar pela cidade. Para pegar o transporte, basta aguardar em uma das estações sinalizadas com o desenho do bonde. A cobrança é feita pelo condutor e se não houver mais lugares ele passará direto.

Há 3 opções de linhas:

– Powell St/Mason St: Esta linha faz a ligação entre Powel Street (Union Square) e a Bay St, próximo ao Fisherman’s Wharf. O caminho é feito pela Mason St e passa por Chinatown e Nob Hill.

– Powell St/Hyde St: A linha, com trajeto inicial similar ao da anterior, tem percurso que segue pela Hyde St e termina na Ghirardelli Square, bem próximo ao Fisherman’s Wharf. No caminho você passará pelas ladeiras Russian e Nob, pelo Cable Car Museum e pela Lombard Street.

– California: Com percurso em uma única linha reta, este cable car passa pela California St. O ponto de partida é o encontro com a Van Ness Avenue e a chegada acontece na Market Street, próximo ao Embarcadero Center. O percurso atravessa a Nob Hill e passa por dentro de Chinatown.

PRESIDIGO SHUTTLES

O Parque Presidio SF opera três linhas de transporte gratuitas com 40 paradas diferentes que conectam o centro da cidade ao parque urbano de San Francisco.

– Downtown: do centro de San Francisco até o Main Post do Presidio (o centro da vida no parque); aqui você pode fazer baldeação para as outras duas linhas. O ponto de partida do PresidiGo fica na Drumm com a California St. bem pertinho da estação de BART e Muni metrô Embarcadero;

– Crissy Field: use essa rota para chegar até o Golden Gate Welcome Center, o Crissy Fields (um dos locais de piquenique mais frequentados pelos San Franciscanos), e ao ponto de início da Battery to Bluffs.

– Presidio Hills: a Presidio Hills conecta o parque a Baker Beach, uma das praias mais lindas de SF e um dos melhores lugares para fotografar, a ponte.

ALUGUEL DE CARRO

Por ser uma cidade pequena, com ótimas opções de transporte público, São Francisco não exige o aluguel de um carro. A verdade é que não é nada prático andar de carro em São Francisco. O transporte se mostra uma boa opção para passeios mais longos, como Muir Woods, Yosemite Park, Napa Valley e outras cidades próximas.

Apesar da diária do aluguel ser bem barata, os custos na cidade são altos. Todos os hotéis cobram taxas de estacionamento e para quem pretende estacionar na rua, tem o custo do parquímetro, por hora ou o valor dos estacionamentos. Todos aceitam pagamento em moeda e celular, mas só alguns podem ser pagos com cartão de crédito. Fique atento ao horário de funcionamento do parquímetro para não ser multado. Preste atenção também às regiões onde é permitido estacionar. Se vir uma marcação vermelha no meio-fio, a área é proibida.

BICICLETA

A cidade de São Francisco é muito bem servida de áreas para ciclistas. As pistas funcionam tanto como ciclovias (exclusivas para bicicletas) quanto ciclofaixas (compartilhadas com carros). Nem todas as regiões são fáceis de pedalar, considerando o tamanho das ladeiras. No entanto, um dos mais populares passeios da cidade é o trajeto de bike entre o Fisherman’s Wharf e a cidade de Sausalito, do outro lado da ponte Golden Gate. Alugar uma bicicleta é fácile você encontrará várias empresas que oferecem o serviço. Até bicicletas elétricas estão disponíveis para quem não tem gás para subir as ladeiras.

Algumas empresas que alugam bike:

– Bike the Golden Gate;

– Bay City Bike;

– Blazing Saddles.

FORMAS DE PAGAMENTOS DOS TRANSPORTES PÚBLICOS

– CLIPPER CARD:

O Clipper Card, ou cartão Clipper, é um cartão de transporte que funciona em todas as redes públicos de San Francisco e dá um pequeno desconto nas viagens de Muni, BART e Ferry. Pode ser comprado nas máquinas de venda das estações Muni, lojas do Walgreens e outros endereços espalhados pela baía. Crianças de 5 a 13 anos e seniors também tem desconto.

– MUNIMOBILE:

É o app de São Francisco e devem baixar com antecedência, incluir seu cartão de crédito e usá-lo para pagar trens e metrôs. Há bilhetes de viagens individuais, de 1 dia, 3 dias ou 5 dias.

Caso opte pelo day pass, este não inclui o Cable Car!

O Muni Passaport da direito a viagens ilimitadas no Muni metro, ônibus, bondinhos e cable cars. O BART não está incluso.

– SAN FRANCISCO CITYPASS:

Bilhete que combina um passe de transporte de 3 dias + as seguintes atrações da cidade:

  • Entrada para Academy of Science;
  • Passeio de barco pela baía de SF;
  • Exploratorium ou MOMA;
  • Aquário de San Francisco.

Está disponível no site oficial, ou nos guichês das atrações inclusas.

– ÔNIBUS HOP-ON HOP-OFF:

Melhor opção para famílias com crianças que não aguentam caminhar tanto ou para tem pouco tempo para conhecer a cidade a fundo.

Há três rotas de ônibus Hop-on Hop-off em San Francisco:

– Centro da cidade: percorre o centro passando pelas principais atrações turísticas;

– Goden Gate: rota para quem quer atravessar a ponte;

– Praias e parques: uma rota que explora o Golden Gate Park e a Ocean Beach.

Temos os ingressos disponíveis para venda em real, sem IOF e com a possibilidade de parcelamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *