TOUR GASTRONÔMICO PELO MUNDO

Vamos fazer um tour gastronômico com os melhores pratos típicos do mundo?!

A gastronomia é tão importante para o cenário cultural de qualquer nação que é definida como uma atração turística por si só.

Viajar para o exterior e não provar pelo menos um prato típico do destino visitado é voltar para casa com uma viagem incompleta.

Então, listamos alguns dos mais famosos pratos típicos do mundo. Assim, você já sabe o que deverá fazer parte do seu cardápio/roteiro quando estiver de viagem marcada para algum destes países.

-Pot-au-feu, FRANÇA
No bom português, pot-au-feu quer dizer panela no fogo e na linguagem culinária pode ser apresentado como carne de panela. Nós também temos a nossa carne de panela e com vários complementos, mas na França, a receita tem um sabor todo especial, por ser preparada com ingredientes tipicamente franceses e de um jeito único. O ensopado de bife é acompanhado por vegetais de raiz e especiarias. Tradicionalmente, os cozinheiros peneiram o caldo para servi-lo separadamente da carne.

-Ackee e Peixe Salgado, JAMAICA
A fruta nutritiva, que tem um gosto amanteigado de noz, é cozida e fica com um aspecto similar aos ovos mexidos, depois de pronto. Para preparar seu prato típico mais famoso, os cozinheiros da Jamaica refogam o ackee com bacalhau curtido com sal, cebola e tomate. Dependendo do restaurante, pode vir acompanhado de bolos de mandioca com banana frita.

-Bulgogi, CORÉIA DO SUL/CORÉIA DO NORTE
Bulgogi também significa carne de fogo e é um prato formado por finas fatias de cortes nobres de carne, marinadas em uma mistura de molho de soja, óleo de gergelim, alho, cebola, gengibre, açúcar e vinho. Para finalizar, a carne é grelhada. Geralmente, é servido enrolado com folhas de alface ou espinafre e acompanhado por kimchi (fermentado de picles).

-Wiener Schnitzel, ÁUSTRIA
Bem parecido com o bife empanado, o prato mais tradicional da Áustria é preparado com os melhores ingredientes e servido fresco. As costeletas de vitela à milanesa são marteladas e levemente fritas. Austríacos geralmente comem Wiener Schnitzel decorado com salsa e rodelas de limão, juntamente com salada de batata.

-Pudim de Yorkshire, INGLATERRA
Apesar de cozinha cada vez mais cosmopolita da Inglaterra, o Pudim de Yorkshire continua sendo o protagonista do cardápio nos almoços de domingo dos ingleses. O nome é uma homenagem ao município onde foi criado, há muitos anos atrás, com o objetivo de garantir sustância ao prato principal daqueles que não tinham condições de comprar muita carne. Hoje, é comum o pudim vir acompanhado de carne, batata assada e outros legumes. E ao contrário do pudim brasileiro, o de Yorkshire é salgado e preparado a partir de uma mistura de leite, ovos e farinha de trigo. Como surgiu em uma época de escassez, sua receita original aproveitava a gordura e o molho do rosbife.

-Paella, ESPANHA
O prato típico mais famoso da Espanha é, sem dúvida, a Paella. Lembra um risoto, preparado originalmente com arroz, azeite e açafrão. Depois de ganhar fama no litoral do país, a receita foi incrementada com ingredientes à base de frutos do mar, como camarão, lula, mexilhão e polvo. Dependendo da região onde for preparado, o prato pode ter ainda pedaços de frango, carne de porco e muita pimenta. E também a tortilla que é feita com ovos e batatas, mas há também quem adicione carne (chouriço ou fiambre), cogumelos, pimenta ou vegetais.

-Locro, ARGENTINA
Muito requisitado por turistas que querem provar o melhor da culinária argentina, o Locro é um prato típico de outros países latinos, como Peru e Equador. O ensopado é preparado com abóbora, feijão e milho e tem pedaços de carne e ervas como complemento. E claro, não podíamos deixar de falar do famoso ‘assado’ que é uma misturada de carnes grelhadas. Pode ter chouripan (chouriço em pão doce), morcela ou provoleta (queijo aquecido). Depois, há ainda as moelas, chinchulines (intestinos) e rins. A parte mais importante do prato é, claro, o bife de vaca argentino.

-Adobo, FILIPINAS
O adobo (carne marinada) e lechon (porco assado) são os pratos mais típicos dos filipinos. Mas o mais famoso é o adobo: porco, vinagre, sal, alho, molho de soja, pimenta em grão e louro.

-LaRatsa, INDONESIA
Salada com vegetais, ovos, cubos de arroz, hóstias de camarão e molho de amendoim.

-Smorbrod, NORUEGA
Os noruegueses gostam bastante do smorbrod, que é uma sandes aberta – só com uma simples fatia de pão.

-Jollof Rice, NIGÉRIA
É um prato de arroz típico de diversos países da África Ocidental com ingredientes principais como: tomate e massa de tomate, cebola, sal, especiarias (como noz-moscada, gengibre, pimenta Scotch bonnet e cominho) e pimentas chili vermelhas; ingredientes opcionais podem ser adicionados, como vegetais variados, carne e peixe. Devido ao uso da massa de tomate e azeite de dendê, o prato é sempre de cor avermelhada. Também gostam muito de batata doce ao murro e de sopa de pimenta.

-Matooke, UGANDA
Bananas cozidas e esmagadas, enroladas em folha de bananeira, e servidas com carne de vaca.

-Daal chawal, ÍNDIA
Parecido com sopa de lentinhas e acompanha com arroz.

-Gabli palao, AFEGANISTÃO
Também conhecido como kabuli palaw: cordeiro com arroz, cenouras, uvas-passa e nozes.

-Salada de folhas de chá, MYANMAR
É o prato que o representa melhor: pickles de folhas de chá, fatias de tomate, repolho, feijões fritos, ervilhas e nozes, pimenta, alho e óleo de alho.

-Ema datshi, BUTÃO
Queijo com pimenta. Quem já experimentou, diz que o sabor é salgado, cremoso e frutado.

-Vereniki, UCRÂNIA
É um bolinho feito de massa. Couves, carne, cogumelos, queijo cottage, cerejas, groselha ou batatas são os recheios mais típicos. Saboroso ou doce, vareniki é suculento.

-Nihari, PAQUISTÃO
Perna de cabrito em caldo de carne, osso buco, cominhos, cravinho e cardamomo. Costuma ser servido com naan ou roti (pães).

-Nasi lemak, MALÁSIA
Arroz temperado com leite de coco e molho picante. Leva ainda anchovas fritas com amendoins, pepino e ovos. Os malaios costumam comer esta refeição ao pequeno-almoço.

E aí gostou? Então quando for experimentar um deles, não esquece de tirar uma foto e marcar nosso instagram @traversataturismo para compartilharmos essas delícias e deixar todo mundo com água na boca!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *