O Dia do Sorvete é comemorado no dia 21 de setembro, e se você é fã dessa sobremesa e ama viajar, vai adorar saber que existem diversas variações de sorvete ao redor do mundo. De acordo pesquisas, 12% dos aventureiros adoram viagens gastronômicas, e ainda possuem uma quedinha por sorvete.
A partir disso, foi feita uma seleção perfeita dos melhores destinos para quem, além de uma boa paisagem, curte essa guloseima, principalmente nas férias.
Sorvete frito, na China
Ao que tudo indica, a primeira versão do que hoje chamamos de sorvete surgiu na China, por volta de 200 a.C. É por isso que atualmente o país é o maior mercado de sorvete do mundo, sendo o destino perfeito para quem não dispensa um doce. E Xiam, capital da província de Xianxim, é um dos principais destinos na China para os amantes da gastronomia. Entre as diversas peculiaridades do local, está o sorvete frito. Sim, isso é possível. Nas ruas, os vendedores preparam uma bola de sorvete empanada e frita rapidamente, criando uma casquinha quente e crocante em volta do sorvete geladinho. Para quem prefere a versão totalmente gelada, o Shan 13, no bairro muçulmano de Xiam, é uma sorveteria local que serve sabores únicos, como de tofu defumado, vinagre negro e wasabi.
Banquete de Sorvete, na Califórnia
A cidade de Costa Mesa, na Califórnia, está localizada entre Los Angeles e San Diego e é conhecida por seu cenário vibrante e uma cultura gastronômica incrível. Além das praias maravilhosas, a OC Fair comemora eventos nacionais, entre eles o Dia do Sorvete, que é um banquete para quem ama sorvete, com sundaes, sanduíches de sorvete e sabores exclusivos para experimentar.
O Gelato de Florença
O gelato tem uma base parecida com a do sorvete, sendo uma versão com mais leite e que não leva ovos. Esse tipo de sorvete foi criado por Bernardo Buontalenti, em Florença, e para aqueles que desejam conhecer essa delícia, a cidade de seu criador é a opção perfeita. Dica: A La Carraia é a gelateria preferida dos residentes locais, oferecendo gelatos super cremosos; A Perchè No? é uma outra opção que faz muito sucesso entre os turistas e usam apenas ingredientes naturais e possuem sabores veganos.
O Hokey Pokey, na Nova Zelândia
Auckland é a maior cidade da Nova Zelândia e um ótimo lugar para que os turistas possam conhecer o melhor a gastronomia do país. Para os fãs de sorvete, a delícia local é o Hokey Pokey (com pedaços de mel caramelizado) servido na Giapo, uma sorveteria exclusiva e popular entre os locais por seus sorvetes artesanais e de sabores ousados. Além do Hokey Pokey, a Giapo tem outros sabores únicos, como o Yellow Kumara (um tipo de batata doce cultivada por indígenas) e o Yorkshire Pudding, com cobertura de chocolate ao leite e servido de forma diferente às tradicionais casquinhas.
Sorvete com goma, na Finlândia
Helsinque é um tesouro escondido na Finlândia e que ostenta muita cultura gastronômica. E se você pretende experimentar uma comida típica, precisa ir à sorveteria Jädelino, famosa por fazer o melhor sorvete da cidade, que é engrossado com goma de alfarroba natural e goma guar, e oferece sabores deliciosos, como o de mel finlandês, alcaçuz de menta e cenoura com chocolate branco.
“Helados” em Ibarra, Equador
Para quem gosta de frutas, no Equador o sorvete recebe um toque especial. Criada em Ibarra, esse sorvete surgiu da mistura de frutas tropicais e granizo. Hoje em dia, os viajantes podem visitar o Helados de Paila Rosalia Suarez para experimentar toda essa tradição, assim como seus vários sabores.
E aí, você já provou algum destes?
Conta pra gente se você já experimentou algum sorvete muito bom em algum outro lugar, e se tiver foto e quiser compartilhar, marca a gente no instagram – @traversataturismo !!!!