“O mundo desembarca em Salvador!”
Cláudia Leitte não exagerou ao escrever essa frase em uma de suas letras de música.
O mundo desembarca em Salvador. A cidade de todos os Santos, dos Orixás, do Candomblé e do Acarajé é, certamente, uma das maiores cidades turísticas não apenas do Brasil, mas do mundo.
Dona do carnaval mais badalado do país, Salvador recebeu no ano de 2018, 9,3 milhões de turistas durante o ano todo. Em época de carnaval, quando suas ruas ficam tomadas por pessoas e pelos trios elétricos, a cidade chega a receber, em média, 16 milhões de turistas. São 8 dias de pura festa sem parar. Com 80km de praia, distribuídas entre a cidade alta e a cidade baixa, a capital do Estado da Bahia também é famosa pelo seu calor. No verão, pode chegar a 30 graus ou mais. E o que para uns é muito quente, para outros, é um prazer á parte. E se você acha que no Outono e Inverno a cidade perde o charme? Está muito enganado. Salvador, em seus dias mais frios, chega a 20 graus. Pode ser frio para uma população acostumada a viver com altas temperaturas., mas não o suficiente para adiar dias de férias de quem quer conhecer e sentir a energia única dessa terra abençoada. E escapar do sol forte também.
Com uma beleza de tirar o fôlego, prepare-se para querer fotografar cada canto por onde passar. Salvador, que foi fundada no século 16, traz em seus bairros históricos, marcas e detalhes de uma história do Brasil que jamais deverá ser esquecida e desrespeitada. Uma cidade marcada pela escravidão, a maior parte da sua população é de negros e pardos e, com eles, resistem todas as boas heranças do passado. Dos temperos á religiões. Salvador é mais do que simplesmente festa e praia.
Permita-se provar dos acarajés vendidos pelas baianas, lindamente ornamentadas, espalhadas pelas calçadas da cidade. Se você gosta de comida apimentada, aproveite o melhor cenário brasileiro para experimentar as delícias da culinária dessa bela cidade. Apaixonados por peixes também estarão bem servidos com as moquecas ao leite-de-coco e dendê. Apesar das fortes tradições africanas, que trouxeram a religião do Candomblé- a cidade é bastante conhecida por isso, atraindo pessoas de todos os cantos para assistirem e participarem das festas e da beleza do Candomblé- Salvador também possui uma forte raiz católica. A cidade abriga 365 igrejas católicas históricas, uma para cada dia do ano. Ambas as religiões convivem em perfeita harmonia. Salvador é, sem dúvida, uma cidade feita de Fé.
Desça as ladeiras do Pelourinho ao som do Olodum, e sinta o que é estar em Salvador. Compre todos os souvenirs e amarre fitinhas do Senhor do Bonfim na porta da igreja e em seu pulso, para lhe trazer sorte e realizar desejos. Acredite e tenha Fé em tudo o que a ‘cidade’ disser que acontece, afinal, os Santos não mentem.
Salvador é muito em uma pequena esquina. Salvador diz muito no sorriso do capoeirista.
Salvador é o coração da Bahia e, esse coração, pulsa no nosso Brasil.